NOVIDADES

Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça importância da amamentação


A 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno começa nesta terça (1º) e é comemorado em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo estimular a amamentação, que é a melhor fonte de nutrição infantil.

Estudos mostram que a amamentação tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança e também na saúde da mãe, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico.

Com o tema “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você!”, as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno serão realizadas pelos bancos de leite humano do Estado e pelos municípios.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Edna Cellis Vaccari Baltar, o Estado trabalha na conscientização da importância do aleitamento materno tendo como estratégias as ações realizadas pelos Bancos de Leite Humano (BHL), pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e pelas Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Ela explicou que todas essas estratégias são rotinas realizadas pelo Estado e pelos municípios.

A coordenadora ainda destacou que “a área técnica da Saúde da Criança estimula a criação de salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta nas empresas públicas e privadas, atua na organização de cursos para profissionais da atenção primária com o objetivo de estimular o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e alimentação complementar saudável nos meses subsequentes e cursos de capacitação para profissionais de saúde que atuam nas maternidades, salas de coleta de leite humano e bancos de leite humano. Também atua junto ao Ministério da Saúde na distribuição aos municípios de material educativo relacionado à promoção do aleitamento materno”.

E para marcar a data, alguns hospitais da rede estadual irão realizar atividades para funcionários e pacientes.

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) vai realizar entre os dias 31 de julho e 4 de agosto diversas atividades para celebrar a data e ressaltar a importância da amamentação.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Himaba, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, durante todo ano a conscientização sobre a importância do aleitamento materno é trabalhada nos atendimentos às mães nos bancos de leite, as que estão com filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e também em cursos para os funcionários.

Ela destacou que entre os benefícios da amamentação estão o recebimento de anticorpos da mãe para a proteção contra infecções, além da redução do risco de desenvolvimento de alergias, diabetes e obesidade.

“A amamentação favorece ainda a relação afetiva entre a mãe, o bebê e a família, e ajuda a criança a desenvolver-se bem física e emocionalmente. Também é um excelente exercício para o desenvolvimento infantil, pois ajuda para que a criança tenha dentes fortes, saudáveis, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração”, destacou.

Ainda de acordo com Rosa, além de ser bom para a saúde da criança, amamentar também é um ato que ajuda no cuidado da saúde da mãe. “Na mulher, reduz as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário. A mulher que amamenta também perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez”, disse.

No entanto, apesar dos vários benefícios da amamentação, Rosa destaca que muitas mães ainda acreditam que seu leite é fraco.

Ela disse ainda que até a criança completar 6 meses de vida, a mãe pode chegar no trabalho uma hora mais tarde ou sair uma hora mais cedo, visto que o ideal é que o leite materno seja o alimento exclusivo da criança até esta idade.

Já o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, vai realizar palestras sobre os aspectos emocionais da amamentação e os benefícios de amamentar, para funcionários, pacientes e seus acompanhantes.

“Para este ano pensamos em trabalhar com o sentimento das mamães. Sabemos que muitas mulheres não podem amamentar e outras não conseguem, queremos que pensem em novas formas de se aproximarem do bebê. E para aquelas mamães que têm a possibilidade da amamentação, queremos que descubram a importância do contato com os filhos”, destacou Marta Almeida, coordenadora de Projetos Sociais do Hospital Dr. Jayme.

O encerramento da programação na unidade hospitalar será marcado por um “mamaço”, realizado na próxima sexta-feira (04), a partir das 10 horas, no pátio central do hospital, e a expectativa é que alguns pacientes que nasceram na unidade participem do aleitamento coletivo.

Programação Semana Mundial de Aleitamento Materno

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

31 de julho - 13h30 às 14h30in

Facilitadoras: Enfª Gisele Helena e Drª Angélica Carvalho/ BLH HIMABA

Exposição dialogada: “Incentivar, promover e proteger o aleitamento materno na unidade hospitalar: Como eu faço?”

1º de agosto - 13h30 às 14h30

Facilitadoras: Enfª Gisele Helena e drª Angélica Carvalho/ BLH HIMABA

Exposição dialogada: “Incentivar, promover e proteger o aleitamento materno na unidade hospitalar: Como eu faço?”

03 de agosto - 13h30 às 14h30

Facilitadora: Drª Rosa Negri

Exposição dialogada: “Norma Técnica: Procedimentos Técnicos para Ordenha, Manipulação e Administração do Leite Humano Cru Exclusivo da Mãe para o próprio filho em Ambiente Neonatal”

04 de agosto - 14h às 15h30

Facilitadoras: Enfª Gisele Helena e Fonoaudióloga Erika Saiter

Roda de conversa sobre Vídeo do MS sobre Promoção proteção e incentivo ao aleitamento materno (AMAMENTAÇÃO: MUITO MAIS DO QUE ALIMENTAR A CRIANÇA) e distribuição de brindes.

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

1º de agosto

Palestra sobre os “aspectos emocionais da amamentação” com a psicóloga Cybile Oliveir de Araújo.

02 e 03 de agosto

A partir das 10 horas a equipe multidisciplinar fará uma visita na unidade materno-infantil. Serão distribuídos os “laços dourados”, que é símbolo do aleitamento materno.

04 de agosto

A partir das 10 horas será realizado a amamentação coletiva (mamaço), no pátio central do

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, com a participação de mamães e bebês que já foram pacientes da unidade hospitalar.

Benefícios da amamentação

- O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, pois faz com que os dentes se encaixem de forma adequada.

- A amamentação também estimula o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, que depois irá refletir em outros movimentos como a fala e a respiração.

- O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido;

- Ele evita que a criança tenha diarreia ou prisão de ventre;

- Além do bebê, a mãe também tem benefícios do aleitamento. Além de consumir muitas calorias, alivia o estresse e protege de doenças como a osteoporose.

- Possibilita trocas afetivas entre mãe e filho, e promove a estabilidade desta relação.

- Crianças alimentadas ao seio têm menores chances de contraírem doenças respiratórias e otites médias;

- O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento neurológico, respiratório e miofuncional da criança;

- O aleitamento materno tem importância epidemiológica, pois é significativo na redução de morbidade e mortalidade infantis;

- O aleitamento materno evita 823 mil mortes/ano de crianças com até 5 anos e 20 mil mortes/ano de mulheres por câncer de mama (no mundo).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/ Juliana Rodrigues/ Juliana Machado/ Isabel Pimentel/ Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

Posts Recentes

Rua Rio Branco, 370, Jacaraípe - Serra/ES

(27) 3252.7233